terça-feira, 18 de setembro de 2007

Norma Contábil deve trazer mais transparência ao balanço


O mercado de capital aberto pode ser submetido à uma nova regra contábil que visa trazer mais clareza ao balanço das empresas.
A norma, elaborada pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), ainda deve ser submetida à apreciação da Comissão de Valores Imobiliários (CVM), sem data definida, mas já é bem recebida pelos analistas de investimentos.
Com a oficialização da ata, as companhias terão de divulgar no balanço anual a funcionalidade dos seus ativos, ou seja, terão de avaliar os que geram resultado antes de contabilizá-los, explicam os especialistas.
"Uma empresa que possui ativos para fins que agreguem valor, será mais valorizada. Duas empresas podem ter o mesmo número de ativos, mas se em uma há um terrreno sem uso e em outra equipamentos que contribuam ao desenvolvimento da companhia, nesta os investidores se sentirão mais confortáveis", diz Fábio Gallo, professor de Finanças da PUC-SP E FGV-SP.
Para Mário Fleck, diretor da Rio Bravo Securitizador, a medida será saudável para o mercado. "As únicas instituições que podem ser mais atingidas são as que recentemente passaram por processo de fusão ou aquisição, pois vão ter de pensar mais rápido na amortização do ágio, que pode trazer um lucro menor". Fonte: DCI

Nenhum comentário: