sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Fim da CPMF: Entrevista de Guido Mantega


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reiterou, em entrevista coletiva ontem (13/12), o compromisso do governo em manter o superávit primário e o equilíbrio das contas públicas para os próximos anos. Afirmou ainda, que as metas fiscais não sofrerão alterações e que o governo vai estudar medidas para assegurar que as condições favoráveis existentes hoje não sejam afetadas.
Segundo o ministro, a proposta do Orçamento para o ano que vem deve ser retirada do Congresso para se adequar às novas condições. A área da saúde foi a mais prejudicada com a não aprovação da CPMF, pois perdeu um acréscimo substancial de recursos para os próximos anos. Além disso, o ministro explicou que os programas sociais e de investimentos públicos serão revistos para amenizar os efeitos da falta da CPMF.
Mantega ressaltou que há uma aceleração do crescimento da economia brasileira e a inflação é menor que a de países emergentes como China, Índia, Rússia, Chile e Argentina. Esse processo não será prejudicado sem a CPMF. “Devemos fechar 2007 com um crescimento de 5,2% ou 5,3%, estamos com a inflação sob controle, as contas equilibradas, superávit mantido e o mercado interno forte com investimentos em um patamar histórico”, finalizou o ministro.

Fazenda

Nenhum comentário: