quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Extinção da CPMF beneficia pobres, diz Kátia Abreu

A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) rechaçou em Plenário, nesta quinta-feira (6), argumento utilizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para defender a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), segundo o qual o fim da cobrança do tributo beneficiaria preponderantemente a parcela rica da população brasileira.
De acordo com Kátia Abreu, quando senadores da oposição trabalham contra a CPMF, estão na verdade protegendo os trabalhadores e a classe média da arrecadação indireta abusiva sobre o consumo de produtos básicos como alimentos, roupas e medicamentos.
- O presidente está desesperado por entender que o Senado Federal vai fazer a vontade do povo. Apesar das ameaças, vamos nos manter firmes e continuar lutando pela diminuição da carga tributária- disse.
Em seu pronunciamento, Kátia Abreu criticou ainda a política fiscal adotada pelo governo Lula. Em sua avaliação, a atual conjuntura econômica do país seria marcada pela oposição entre a política monetária austera, implementada pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e a política fiscal expansionista, sob responsabilidade do ministro da Fazenda Guido Mantega. Segundo Kátia Abreu, a paralisação da queda da taxa de juros básica, a Selic, ocorrida nos últimos meses, seria devida aos gastos excessivos do governo federal.
Laércio Franzon / Agência Senado(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Nenhum comentário: