domingo, 25 de novembro de 2007

Escritório de contabilidade: uma grande escola

Se for praticando que se aprende, considero que o Escritório de Contabilidade é o melhor formador de mão de obra na área contábil.
Sempre que alguém interessado em ingressar no mercado de trabalho, especificamente na área contábil, me questiona sobre as possibilidades e áreas de atuação no mercado, para os formandos no curso de ciências contábeis, respondo-lhe que se ele realmente deseja ser um profissional requisitado pelas empresas que inicie sua vida profissional o quanto antes num Escritório de Contabilidade.
Falo isso porque é no Escritório de Contabilidade que ele terá oportunidade de conhecer e praticar os conhecimentos adquiridos na Universidade. Ele terá oportunidade de entender como funciona, na prática, a estrutura de uma empresa em diversas áreas, com destaque para: Contábil, Fiscal, Pessoal e Legal.
Por atender a empresas dos mais variados setores - Indústria, Comercio e Serviços -, cria-se também, um ambiente favorável ao aprendizado do funcionamento de vários ramos de atividades, enriquecendo ainda mais o currículo do profissional.
Destaco também a possibilidade de contato direto com os proprietários de empresas e pessoas responsáveis por órgãos públicos, criando com isso uma grande rede de contatos e relacionamentos, muito importante para quem quer se manter no mercado de trabalho. Uma boa formação técnica e teórica, aliada a um período de trabalho num Escritório de Contabilidade, propicia ao futuro profissional o credenciamento e a capacitação para desempenhar as mais variadas funções em empresas públicas ou privadas, não esquecendo é claro, de também poder empreender seu próprio negócio, seja na própria área contábil ou em outras áreas não menos interessantes.
Conheço vários profissionais que iniciaram suas carreiras em Escritórios de Contabilidade e que hoje atuam nas mais diversas áreas com extrema competência e sucesso (Consultor, Auditor Fiscal, Empresário, Auditor, Contador, etc), e todos são unânimes em afirmar que o período em que trabalharam em Escritórios de Contabilidade foi de grande importância para o desenvolvimento de suas carreiras profissionais.
Então, posso afirmar que uma maneira de estar preparado para o mercado de trabalho, para aqueles que pretendem fazer o curso de Ciências Contábeis, é iniciar sua carreira num Escritório de Contabilidade.
Autor: Isaac Rincaweski
Empresário no ramo de Prestação de Serviços Contábeis, Contador, formado na FURB-Blumenau, com pós graduação em Gerência na Qualidade nos Serviços Contábeis
.

Nenhum comentário: